quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cusco

Hoje escrevemos de Puno. A estadia em Cusco foi, sem dúvida, uma experiencia fantástica, com muitas visitas inesquecíveis!
Voamos de Lima para Cusco pela TACA Airlines, uma companhia peruana. O aviao era optimo, novo e o atendimento também era muito bom, recomenda-se! Chegamos a Cusco por volta das 11h da manha, preparadissimos para conhecer a cidade mais turistica do país.
Tal como recomendado, decidimos descansar umas horitas antes de comecar a visitar, já que (agravado por termos vindo de aviao e nao dar tempo ao corpo para se habituar) Cusco fica a +- 3400m acima do nível do mar e portanto a altitude tem os seus efeitos (nauzeas, dores de cabeca, etc). Tenho sofrido (Rita) um bocadinho com o soroche (mal de altura), mas nada que um bom mate de coca nao resolva! 

No primeiro dia (Domingo) demos umas voltas pela cidade, reservamos dois tours para os dias seguintes e acabamos por jantar na Plaza de Armas (os precos em relacao á zona menos central nao mudam muito e os menus de turista rondam sempre os 25 soles (+- 8euros), com entrada, prato principal, sobremesa e limonada (que há por todo o lado e é optima!).

Na segunda-feira aproveitámos a manha para conhecer melhor esta cidade maravilhosa, com uma influencia espanhola muito visivel ao nivel arquitectonico, cheia de vida, com pessoas a circular por todo o lado, tanto turistas, como as "tipicas" peruanas com os bebes atras das costas, como as criancas a virem do colegio com as fardas. Á tarde tinhamos reservado o city tour, que inclui a visita a locais perto de Cusco: 
- O Museu de Qoricancha (5soles estudantes, 10soles adulto) - que recomendamos bastante a visita já que é um Convento construido pelos espanhois sobre/ao lado ruinas incas e onde se pode aprender bastante sobre ambas.
- Saqsayhuamán (ou sexy woman como os turistas lhe chamam) - ruinas do ultimo imperio inca
- Q'enqo  - ruinas do ultimo imperio inca
- Pukapukara  - ruinas do ultimo imperio inca
-Tambomachay - onde existem umas fontes onde se acredita que quem poe a agua na cara ficará com essa cara para sempre (claro que eu pus logo!)

Na terca fizemos o tour pelo Valle Sagrado o dia todo. 
- Comecamos pela vila de Pisac, onde visitámos uma fábrica para ver como é que se fazem os colares, brincos, etc, em prata; depois seguimos para as ruinas no cimo da vila. As ruinas sao uma aldeia na montanha, com sucalcos, linda!; 
- Almocamos em Urubamba (o mesmo nome do rio que percorre o vale);
- Ollantaytambo, umas ruinas com uma fonte (da princesa), sucalcos e lá em cima uma vista de sonho para o vale e para as montanhas. 
- Acabámos o tour em Chinchero (nao podemos ver as ruinas porque estavam fechadas), mas fomos a uma fábrica de tecidos feitos á mao, onde nos explicaram todo o processo, muito muito interessante, onde por exemplo aprendemos que um tecido de +- 120/50cm demora cerca de 36 dias a trabalhar 8h por dia. 
É de referir que a visita ao Valle Sagrado vale pelas vistas deslumbrantes por onde se passa no autocarro. Por alguns sitios nao passa o comboio e o inicio da viagem (o mais espectacular) so mesmo quem faz o tour é que ve (na volta faz-se um shortcut para Cusco).
Por fim voltamos a Cusco onde mudamos de hostel (nao adoramos o primeiro) e ficamos no Andes de San Blas Hostal, com um quarto optimo, agua a ferver, recepcionista que nos ajudou imenso, enfim, 5* pelo mesmo preco do outro que era bastante inferior.. um achado! (va.. recomendacao de uns belgas que tinhamos conhecido no city tour).

Existe um bilhete que dá acesso a entrada a todos estes sitios (menos o Museu) que custa 130 soles (adulto) e 70 soles (estudante), chama-se Boleto Turistico del Cusco e da acesso a um total de 16 sitios turisticos e é válido por 10 dias. 

Na quarta-feira chegava finalmente o dia que tanto, tanto, tanto esperamos: Machu Picchu! Mas isso fica para outro post porque merece, sem duvida, um post dedicado!

Entretanto nao podemos por fotografias porque aqui nao tem sitio para inserir o cartao da maquina fotografica, fica para assim que pudermos!)

2 comentários:

  1. O primeiro comentário é meu para vos agradecer por me trazerem tão boas memórias!! vão conhecer sitios lindos! não explorei cusco a fundo mas consigo visualizar tudo o que contam :) aproveitem!!!!! isto é só o principio! enorme beijinho. Biz

    ResponderEliminar
  2. Adoramos vir conhecer o vosso blog! Estamos a recordar a nossa viagem à América Latina através dos vossos relatos. Vamos acompanhar esta vossa viagem.
    Abraços viajantes e boa continuação

    ResponderEliminar