quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lago Titicaca

A visita ao lago Titicaca seria de apenas um dia, pelo que só poderíamos visitar duas ilhas: Uros e Taquile. Tínhamos marcado o tour no dia anterior (40soles com transfers, barco, guia e entrada) no hostel.

No dia 07 de Setembro ás 06h50 o nosso transfer chegava para nos vir buscar. Connosco viriam mais uns brasileiros (há tantos!), espanhóis, franceses, entre outros. O porto onde se encontram os barcos nao é nada de especial, mas também nao era para admirar a sua beleza que ali estávamos.

A partida foi, em primeiro lugar, para as ilhas de Uros, que ainda se encontram na baía de Puno e a uns 30min de viagem do porto. Estas ilhas sao flutuantes e foram construidas por volta do ano 800dc. A pergunta fica: flutuantes?? De facto, estas ilhas foram construidas artificialmente pela populacao das mesmas, através de uma planta chamada totora que existe ao longo do lago. Com a parte de baixo dessa planta conseguem criar uma "plataforma" que boia, com cerca de 2/3 metros de altura. Seguidamente, com a parte mais mole da planta (tipo palha) vao revesando blocos de planta (2m) até criar o chao existente. Para que as ilhas fiquem no mesmo sítio poem uns paus presos com corda para servir de ancora.
Como a totora é o principal material de construcao tudo é feito com a mesma: casas, bancos, mesas, barcos, torres de vigia... tudo!

Quando chegámos a Uros parece que, de repente, entramos noutro mundo. Tudo é diferente, tudo é nada a ver com o que estamos habituados a ver e estar, tudo é completamente estranho, mas bonito! As pessoas que lá vivem tem tambem roupas com cores mais fortes: verde alface, cor-de-laranja, azul turquesa.. e sem padroes. Convidam-nos a visitar as suas casas e a ver o seu modo de vida, cujo rendimento vem principalmente da venda de pecas de artesanato e da pesca (e das gorjetas).

Adorámos Uros, ficámos completamente espantados como, através de um aparente débil material, se pode fazer tanta coisa, se pode sobreviver por aquilo existir.

Para passar de uma ilha a outra (Uros ainda) apanhámos um dos barcos de totora, cujos remos eram movidos pela forca de um homem e uma mulher (mae), e onde estavam quatro criancas. Tal nao foi a nossa surpresa, quando essas criancas comecam a cantar musicas de todos os cantos do mundo (até em japones! portugues nada..), por troca de uns soles. Foi uma viagem divertida a ouvir aquelas vozes amorosas a cantar musicas que provavelmente nem sabiam o que queriam dizer.
Chegámos á outra ilha, esta já com construcoes mais elaboradas, com direito a um "café" e esplanada onde bebemos um chá de muña (melhor que o de coca, principalmente para o soroche), que tem sabor a menta.. óptimo!!

Saímos de Uros para uma viagem de quase 3h até á ilha de Taquile onde íriamos almocar e visitar. Esta é a ilha conhecida pelos seus 500 e muitos degraus até ao topo, onde estao as casas. Felizmente parece que construiram um passeio alternativo e bastante mais facil, por onde fomos (nao deixa de ser sempre a subir e com a altura cada metro os pulmoes gritam por ar).
Chegámos á praca central da ilha e, apesar de nao ser nada de especial, a vista por todo o lago era, sem duvida, impressionante! De facto, é um lago mas parece mais um oceano, só se ve agua a perder de vista, lindo!! Das vistas mais bonitas que já vimos.
A populacao desta ilha usa outro tipo de roupa, onde as mulheres usam um "véu" preto e os homens um barrere e um cinto trabalhado com várias cores. O que é interessante é que, ao longo da nossa viagem vamos vendo que muitos destes povos vao alternando as cores dos chapeus (por exemplo) para distinguir os homens e mulheres casados ou solteiros. Normalmente os casados usam cores mais escuras e os solteiros cores claras e mais fortes. Também ficámos fascinados, já que se ve por todo o lado, as mulheres usarem "pom-pons" presos ao fim das trancas.

Almocamos truta e omelete de legumes acompanhado de chá de muña (optimo!) e, depois de mais umas fotografias, regressámos ao porto para mais uma viagem de 3h até Puno, onde chegámos por volta das 16h30.

ilustracao da construcao das ilhas flutuantes (nao consigo por direita sorry)

para esta só me ocorre: LOL

interior da casa

criancas a cantar no barco de totora e madeira

vista de Taquile

no cimo dos 500 e tal degraus

(desculpem os erros, continuamos com teclado sem acentos certos)